Raiz oleosa e comprimento seco: o que fazer?

Raiz oleosa e comprimento seco: o que fazer?

Raiz oleosa e comprimento seco são dois problemas que já atormentam quando estão em separado, imagine quando resolvem aparecer ao mesmo tempo no cabelo? A confusão maior se instala porque, para cada um daqueles casos, o tipo de tratamento é praticamente o oposto. Então, o que fazer quando o cabelo é misto?

Calma, que a gente explica! Se o seu problema é ter simultaneamente a raiz oleosa e o comprimento seco, esse post contém a solução. Continue a leitura e fique por dentro!

Por que tenho a raiz oleosa e o comprimento do cabelo seco?

O cabelo misto costuma ser um tipo bastante comum entre as mulheres de madeixas onduladas, cacheadas e crespas. Isso porque, nesses casos, a hidratação natural dos cabelos (manto hidrolipídico) não alcança as pontas devido aos cachos presentes nos fios. Essa hidratação concentra-se, então, na raiz dos cabelos, deixando-a oleosa.

Entenda outros fatores relacionados ao cabelo misto

Mas não podemos dizer que o cabelo misto só aparece nessas circunstâncias. Outros fatores como o clima, os produtos inadequados, o excesso de química nos fios, a exposição ao sol e o uso frequente de chapinha e secadores podem contribuir negativamente para tal situação.

E como cuidar do cabelo misto? Quem tem a raiz oleosa e o comprimento seco precisa ficar atenta para algumas rotinas de cuidado específicos. Veja quais são eles:

Não lave demais os cabelos

Há quem acredite que lavar os cabelos duas vezes ao dia ajuda a remover a oleosidade da raiz, mas isso não é verdade. Quanto mais você lavar os cabelos, mais óleo poderá ser produzido no couro cabeludo.

Se você lavar demais a cabeça, a oleosidade que seria natural é removida de maneira repentina, o que faz seu organismo entender que precisa repor o óleo para evitar o ressecamento. O resultado disso é uma raiz oleosa demais. O mais indicado é lavar os cabelos em dias alternados.

Lavar o cabelo por muito tempo não adianta

É preciso lavar a raiz com cuidado, mas isso não significa que você deva passar tempo demais lavando o cabelo. Entenda que água e óleo não se misturam! Logo, lavar por muito tempo não fará a água remover o óleo da raiz.

Prefira lavar os cabelos com água fria

A água fria é maravilhosa para quem tem a raiz oleosa e ela não contribui para o ressecamento do restante dos fios. Portanto, a dica para quem tem cabelo misto é lavá-los na água fria. A temperatura baixa garante mais brilho aos cabelos e sela as cutículas.

Use dois tipos de shampoo

O shampoo para cabelo misto pode não resolver o problema, o melhor a fazer é usar um tipo de shampoo para a lavagem da raiz (de preferência, daqueles que removem a oleosidade) e outro para o comprimento. Se o cabelo for ou estiver mais seco, deve receber cuidados extras, como uma ação hidratante. Os fios estarão saudáveis e bem nutridos com produtos balanceados.

Esse tipo de cabelo demora mais a crescer?

Não é uma regra, mas pode acontecer. A oleosidade em excesso irrita o bulbo, o que faz com que o cabelo cresça menos rápido. Porém, a velocidade do crescimento dos cabelos está bem mais relacionada a questões genéticas.

Com todas essas informações, ficou mais fácil saber como cuidar dos cabelos mistos, não é? Você poderá tratar muito bem da raiz oleosa e do comprimento seco dos fios.

Gostou das dicas do post? Então, compartilhe-o com seus amigos em suas redes sociais!

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.