O que são parabenos e petrolatos?

O que são parabenos e petrolatos?

Todo mundo gosta de usar produtos de beleza no dia a dia. Seja para a pele, seja para os cabelos, nem sempre há tempo ou atenção para pesquisar a respeito da composição desses cosméticos.

Contudo, é muito importante adquirir este hábito. Isso porque existem muitas fórmulas que podem ser prejudiciais para a saúde, especialmente quando usadas em excesso em procedimentos diários.

Bons exemplos disso são parabenos e petrolatos. Não sabe o que eles representam? Este artigo ajuda você a entender melhor. Confira!

O que são petrolatos e por que eles fazem mal?

Os petrolatos são substâncias derivadas do petróleo. Também chamadas de parafina líquida, óleo mineral e vaselina, elas são encontradas em diversos produtos de beleza, em especial naqueles destinados ao cabelo.

Eles fazem mal para a saúde porque podem causar diversos tipos de alergia. Como não são solúveis na água, acumulam-se no couro cabeludo e criam uma barreira espessa, que impede que outros tratamentos penetrem.

Com isso, também não ocorre o crescimento de novos fios. Os fios ficam fracos, opacos e quebradiços, e é comum sentir muita coceira e identificar pequenas cascas, como se houvesse uma descamação na pele da cabeça.

O que são parabenos e quais são seus efeitos prejudiciais?

Os parabenos são conservantes sintéticos. Eles são acrescentados aos produtos de beleza para que eles tenham uma durabilidade maior e apresentam outras nomenclaturas, como metiparabeno, propiparabeno e etiparabeno.

Apesar de ter como benefício a proteção de contaminações por micro-organismos, ainda assim ele apresenta riscos mais significativos. Por isso, é fundamental evitá-los sempre que possível.

Como consequência de uso em excesso, parabenos e petrolatos têm em comum as alergias. Contudo, os parabenos, em especial, também incentivam o envelhecimento precoce da pele e até mesmo alterações hormonais.

Quais são os principais mitos e verdades sobre parabenos e petrolatos?

O que se pode dizer é que produtos de beleza e demais cosméticos com parabenos e petrolatos com o tempo deixam o cabelo totalmente sem vida. Seus efeitos negativos nem sempre se manifestarão em todas as pessoas, mas há uma boa probabilidade de afetar aquelas que já lidam com outros tipos de alergias e intolerâncias, por exemplo.

Usá-los, na verdade, vai de cada um. Porém, existem várias opções no mercado, como os cosméticos fitoterápicos, que não incluem essas substâncias tão prejudiciais. Pelo contrário, eles apresentam uma composição mais natural, que não impede o cabelo de crescer saudável e conserva sempre seu brilho e maciez.

Na dúvida, faça um teste de uso consciente para ver como seus cabelos reagem. Contar com a orientação de um profissional que possa indicar a melhor opção.

Pronto! Agora que você entende um pouco mais sobre o que representa a presença de parabenos e petrolatos em produtos de beleza, pode cuidar melhor dos seus cabelos e entender qual é a sua verdadeira necessidade.

Por exemplo, hidratação ou recuperação? Aproveite para descobrir com a leitura deste conteúdo qual dessas duas opções é a que os seus fios realmente precisam.

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.