O que é cronograma capilar e como aplicar?

O que é cronograma capilar e como aplicar?

Ter o cabelo macio e brilhante é o desejo de muitas pessoas. No entanto, cada cabelo demanda um tipo diferente de cuidado. São tantas as opções de tratamento e de produtos que é muito difícil saber exatamente o que fazer — e quais produtos levar para casa.

O cronograma capilar é um método criado para facilitar a vida das pessoas que querem fios com brilho e maciez na medida certa. Com essa base de conhecimentos, fica mais fácil saber quando hidratar e nutrir perfeitamente os cabelos.

Que tal entender como aplicar essa rotina que garante ótimos resultados? Veja mais sobre o assunto a seguir.

O que é o cronograma capilar?

O cronograma capilar é uma maneira de organizar sua rotina de cuidados com os cabelos. Dessa forma, dentro dos prazos estabelecidos nessa proposta, você faz reconstruções, nutrições e hidratações nos fios. Qualquer pessoa pode fazer, independentemente do tipo de cabelo que tiver.

É claro que o resultado tende a aparecer mais em cabelos que apresentem mais danos. No entanto, mesmo que o seu esteja em boas condições, trata-se de uma maneira de repor nutrientes e restaurar os fios das agressões do dia a dia, como a poluição, chapinha, secador de cabelo e a exposição ao cloro das piscinas.

Essa rotina é composta basicamente por sete hidratações, uma reconstrução e quatro nutrições por mês. Esses procedimentos devem ser realizados três vezes na semana, que é o intervalo ideal de lavagem. Se você tem necessidade de lavar os cabelos todos os dias, pode usar shampoo e condicionador convencional, ou então fazer cowash, que consiste em lavar os cabelos com um creme específico.

Como esse tratamento funciona?

O primeiro passo para fazer o cronograma capilar é identificar o nível dos estragos no seu cabelo. Coloque um fio dentro de um copo de água e aguarde alguns minutos. Se ele boiar, significa que seus cabelos têm baixa porosidade e absorvem pouca água e produtos. Se ficar no meio, têm porosidade normal.

Entretanto, se o cabelo afundar, a porosidade está muito elevada. Isso significa que as cutículas estão muito abertas e seus fios perdem água com facilidade, parecendo ressecados e cheios de frizz.

E o que fazer para cada tipo de cabelo?

Se o seu cabelo estiver saudável, a primeira semana será composta de duas hidratações e uma nutrição. Na segunda, você deve fazer uma hidratação, nutrição e então outra hidratação.

Na terceira semana você repete os procedimentos da primeira; e na última vai fazer uma hidratação, nutrição e reconstrução.

Se o seu cabelo for muito poroso, na primeira e na terceira semana deverá fazer uma hidratação, nutrição e reconstrução. Já na segunda semana fará nutrição, hidratação e nutrição. Então, na quarta, fará duas hidratações e uma nutrição.

Como são feitos esses processos?

A hidratação é feita com uma máscara especial para repor a água dos fios. Como resultado, os cabelos ficam mais macios, maleáveis e suaves. Procure por produtos que sejam à base de aloe vera e mel, por exemplo.

Já a nutrição é responsável por repor as gorduras dos fios. Ela deixa o cabelo sedoso, mais pesado e com brilho. Os óleos e manteigas naturais, como o óleo de coco, são ótimos para isso.

Se não quiser usar uma máscara, experimente a umectação. Basta untar o cabelo com o óleo de sua preferência e deixar agir o máximo de tempo possível. O ideal é que você durma com essa aplicação. Mas não se esqueça de enxaguar bem no outro dia, certo?

Enquanto isso, a reconstrução é um artifício que repõe as proteínas perdidas em processos químicos e nas eventuais agressões diárias. Para que a máscara reconstrutora funcione bem, precisa ter pelo menos dois componentes, como queratina, creatina, colágeno e arginina.

É importante salientar que ter um cabelo bonito não depende apenas dos cuidados externos. Beber bastante água e comer bem é fundamental para conservar a saúde dos fios. Se você já está investindo nessa parte também, o cronograma capilar pode ajudar consideravelmente.

Faça quantas vezes achar necessário e vá adaptando o processo de acordo com as suas necessidades. Não se esqueça de usar bons produtos. Uma máscara ruim, por exemplo, pode comprometer bastante o resultado do seu cronograma capilar.

Agora que já conhece os benefícios do cronograma capilar, você pode começar a fazer o seu! Assine a nossa newsletter e receba muitas outras dicas incríveis em seu e-mail.

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.