Como produtos naturais ajudam peles alérgicas?

Como produtos naturais ajudam peles alérgicas?

Quem sofre com alergias na pele sabe que qualquer produto diferente pode desencadear incômodos e hipersensibilidades. Os produtos naturais, por trazerem menor quantidade de ativos artificiais em sua fórmula, costumam ir muito bem com pessoas que tenham peles alérgicas.

Além de serem mais suaves, costumam reunir elementos que acalmam e atenuam aquelas reações tão ruins. Continue lendo o texto e entenda como esses produtos naturais podem ajudar as pessoas de peles alérgicas.

Cuide de peles alérgicas com camomila

A camomila é uma planta muito conhecida por seus efeitos calmantes. O chá de camomila é ótimo para ajudar a relaxar e dormir melhor. Além desse uso, é possível aproveitar a erva para melhorar edemas e coceiras na epiderme. Isso se deve às suas propriedades anti-inflamatórias.

Dessa forma, fazer uma compressa gelada de camomila pode aliviar bastante as coceiras e o inchaço proveniente de uma reação alérgica. Para aproveitar esses benefícios, você pode adquirir o óleo da camomila ou fazer compressas com a própria erva.

Aproveite os benefícios do óleo de coco

O óleo de coco é um produto altamente versátil, com aplicações cosméticas e alimentares. Suas propriedades hidratantes e anti-inflamatórias ajudam a controlar as reações alérgicas e contribuem para um maior conforto.

Além disso, ele ajuda a equilibrar a oleosidade e o PH da sua derme, fazendo com que fique mais resistente. Outra vantagem são suas propriedades antissépticas. Dessa forma, o óleo de coco mantém a região limpa e livre de bactérias que possam piorar sua alergia.

Aplique pastas de linhaça

A linhaça apresenta uma intensa ação anti-inflamatória. Assim, é muito indicada para tratar alergias, coceiras e infecções dermatológicas. Para usar a linhaça, você vai precisar fazer um tipo de pasta com o material.

Acrescente aproximadamente 5 colheres de farinha de linhaça e um pouco de água. Misture aos poucos, até formar uma pasta homogênea e lisa; em seguida, aqueça em fogo baixo. Espalhe uma camada generosa da papa morna em uma tira de tecido. Aplique na pele, duas vezes ao dia.

Hidrate a pele com babosa

Peles alérgicas precisam ser constantemente hidratadas para que possam se regenerar. A babosa, ou aloe vera, é um tipo de gel extraído da planta brasileira de mesmo nome. Ela possui ação hidratante e cicatrizante, por isso é muito indicada para cuidar de epidermes sensíveis.

Além desses benefícios, a babosa ajuda a aliviar a coceira e faz com que a área afetada se recupere mais rapidamente. O mais interessante é que a planta é bem fácil de encontrar. Assim, você pode cultivá-la na sua casa e usar sempre que for necessário!

É importante entender que peles alérgicas precisam de atenção. Algumas dicas são: evitar se expor demais ao sol e não usar produtos de baixa qualidade de formulação e matérias-primas. Sempre dar preferência a cosméticos naturais e sem perfume. Evitar ativos como o álcool, corantes, conservantes e outros elementos parecidos que costumam ressecar e irritar a pele.

Para cuidar de reações alérgicas aposte em produtos calmantes, como a camomila e o óleo de coco. Além disso, mantenha sempre sua pele limpa e hidratada. E em caso de dúvidas procure um médico especialista.

Gostou das dicas? Curta a nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades sobre produtos naturais.

Beleza de dentro para fora: 11 alimentos bons para a pele

Beleza de dentro para fora: 11 alimentos bons para a pele

A nossa alimentação é o que determina diversos aspectos no nosso corpo, como pele saudável, saúde em dia, fortalecimento de cabelos e unhas, funcionamento dos órgãos, entre outros.

Porém, um dos aspectos que a alimentação mais afeta é a pele, pois se é feita com equilíbrio e de forma saudável, deixa a pele linda, sem manchas, acne ou rugas.

Separamos nesse artigo algumas opções de alimentos bons para a pele. Confira:

1. Uva

A fruta estimula funções do fígado e é rica em resveratrol, um antibiótico natural, combate radicais livres, que normalmente danificam as células saudáveis do corpo. As uvas também podem devolver o aspecto jovem à pele.

2. Tomate

O tomate ajuda no combate dos sinais de envelhecimento, como linhas finas e rugas, pois ele contém o licopeno (que dá ao tomate a cor vermelha). É rico em vitamina A, que também ajuda na reparação da pele.

3. Goji Berry

Esta fruta oferece hidratação, restauração da barreira cutânea, reposição de minerais e vitaminas. Além de ser aliada para quem quer perder peso, pois é antioxidante e anti-inflamatória.

4. Abacate

O abacate é rico em vitamina A, D, E e em óleos que restauram a hidratação natural da pele, sem deixá-la oleosa.

5. Linhaça

A semente deixa a pele mais hidratada e suave e pode ainda melhorar o quadro de quem tem psoríase ou eczema, pois estas condições ressecam e causam rachaduras na pele.

6. Manga

A fruta é rica em vitamina A, combate os radicais livres, regenera a pele, evita rugas, linhas de expressão e remove toxinas existentes no organismo.

7. Castanhas

Elas contribuem para a elasticidade natural do rosto e previnem o envelhecimento ou enrijecimento dos tecidos.

8. Batata doce

É rica em vitaminas C, E e compostos bioativos que previnem o envelhecimento precoce da pele. Além disso, é rica em fibras que auxiliam no bom funcionamento intestinal, beneficiando a saúde cutânea.

9. Iogurte

O iogurte possui probióticos, que são as bactérias que regulam o intestino, então garante a beleza da pele auxiliando no equilíbrio do organismo. Ele também pode suavizar as olheiras.

10. Água

A água faz bem para diversos aspectos do nosso organismo, e por conta da hidratação que ela oferece, evita o aparecimento de rugas. Ela também ajuda a eliminar toxinas que podem favorecer o envelhecimento precoce.

11. Folhas e vegetais verdes

Esses alimentos possuem antioxidantes, ácido fólico, betacaroteno e magnésio, que combatem o envelhecimento da pele.

Portanto, se alimentar bem com alimentos bons para a pele, estando sempre hidratado, só trará benefícios a pele e ao organismo em geral. Se alimente com frutas, vegetais, legumes, sementes, e muita água.

Gostou das dicas? Então continue aqui no blog para se aprofundar mais em informações sobre alimentação saudável!

3 produtos naturais para pele oleosa

3 produtos naturais para pele oleosa

Quem se vê às voltas com o excesso de oleosidade no rosto, muitas vezes fica sem saber como combater essa ocorrência. Pois a gordura na região facial tende a provocar o aparecimento de cravos e espinhas, além fazer a maquiagem “escorrer”. Os poros também podem se mostrar bastante aparentes, principalmente no queixo, nariz e testa. Para ajudar a solucionar esses problemas, utilizar produtos naturais para pele oleosa é a melhor aposta.

Conheça 3 desses autênticos aliados de quem busca solucionar os transtornos relacionados à oleosidade!

1. Sabonete facial suavizante

As propriedades desse sabonete facial neutro resultam na limpeza, equilíbrio e controle da oleosidade da pele. Feito com ativos naturais, inclui na sua formulação camomila, babosa, arnica e calêndula.

Para as peles oleosas que sofrem com a acne, esse produto natural para pele oleosa é especialmente indicado, por retirar as impurezas e ainda suavizar as irritações.

2. Esfoliante com açúcar

Adicionar açúcar mascavo à espuma do sabonete natural vai resultar em um potente esfoliante caseiro. Essa combinação soma os benefícios dos ativos presentes no sabonete facial ao efeito esfoliante e cicatrizante dos grânulos de açúcar.

Os ingredientes, juntos, promovem a limpeza profunda da pele oleosa, deixando-a uniforme e macia. Atente-se, porém, às condições da sua pele, antes de se decidir pela aplicação. Isso porque esse tratamento cosmético natural é contraindicado a cútis com manchas ou acne.

Outro cuidado indispensável a tomar, concluída a esfoliação, é proteger a pele do sol por, ao menos, 24 horas.

3. Máscara de argila verde

A argila verde é amplamente indicada para a pele oleosa, visto que sua ação engloba a eliminação das impurezas e o fechamento dos poros dilatados. O cosmético orgânico pode ser usado mesmo por quem tem acne e cravos, atuando com eficácia na cicatrização dos tecidos.

Seus efeitos são associados à regulação da oleosidade do rosto, pela ação dos seus componentes sobre as glândulas sebáceas. Sua utilização deve ser feita após a limpeza da pele e após a esfoliação, para ter os melhores resultados.

Todos esses produtos naturais para pele oleosa que apresentamos acima, podem ser usados com frequência. Afinal, em suas formulações não há elementos prejudiciais a pele ou à saúde. Lembre-se sempre de incorporar à sua rotina os cuidados com a alimentação, preferindo ingerir poucas gorduras. Tal atenção vai favorecer a diminuição da oleosidade do rosto e contribuir para a sua beleza.

Conheça, agora, a completa linha de Fitocosméticos Multi Vegetal e descubra que ser natural é a nossa raiz!

Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.