4 produtos naturais para cabelos secos

4 produtos naturais para cabelos secos

Quem sofre com o ressecamento nos cabelos sabe como é difícil conseguir que eles fiquem sedosos, macios e brilhantes. Assim, é comum recorrer a uma série de produtos caros, que nem sempre cumprem o que prometem e ainda podem prejudicar sua saúde. Isso porque eles trazem componentes derivados do petróleo, altamente danosos para o organismo.

Uma alternativa muito eficaz para cuidar dos cabelos secos é investir em produtos naturais. Você pode usar esses ativos diretamente no cabelo ou então adquirir shampoos e cremes produzidos a partir deles.

Que tal conhecer 4 produtos naturais para cuidar dos cabelos secos? Leia o artigo a seguir e fique por dentro.

1. Abuse do óleo de coco

O óleo de coco é um dos produtos naturais mais versáteis que você vai encontrar. Ele pode ser usado em benefício do corpo inteiro e ainda possui muitas vantagens dentro de uma dieta equilibrada.

Para nutrir cabelos secos, especificamente, aplique o óleo de coco prensado a frio em todo o comprimento dos fios e deixe por pelo menos oito horas. Então, é só lavar o cabelo e pronto!

Se você não quer passar tanto tempo com um produto na cabeça, invista em cosméticos naturais feitos à base do óleo de coco. Um bom cosmético não deve ter petrolatos; e sua fórmula deverá ser rica em extratos, manteigas e óleos naturais.

2. Aplique máscaras de abacate em cabelos secos

O abacate é rico em gorduras e nutrientes. Por esse motivo, é um dos melhores ativos para nutrir e hidratar cabelos ressecados.

Se deseja fazer uma máscara potente, misture meio abacate amassado, leite e óleo de coco. Em seguida, passe essa pasta no cabelo limpo, enrole a cabeça em uma touca e aguarde de 15 a 20 minutos. Depois, é só enxaguar.

3. Invista em cosméticos naturais à base de óleo de argan

O óleo de argan é um grande aliado dos cabelos secos e danificados. Assim como o óleo de coco, você pode aplicá-lo nos fios úmidos, aproximadamente duas vezes na semana.

No entanto, uma ótima opção é apostar em cosméticos que combinem esse óleo poderoso com outros elementos, como o azeite de oliva e a semente de girassol. Além de muito eficazes, esses tratamentos são mais simples de aplicar.

A umectação com o óleo puro pode deixar o cabelo um pouco pesado no dia seguinte, ou então causar caspa, se for aplicado muito próximo à raiz. Com um bom cosmético você não corre esse risco!

4. Desfrute dos benefícios da manteiga de karité

Trata-se de uma manteiga que pode ser extraída do fruto de uma árvore. É muito conhecida por suas propriedades de hidratação, além de ser bem barata. Assim, consiste em um dos ativos mais usados nos produtos para pele e cabelos secos.

Essa manteiga é bastante emoliente e rica em ácidos graxos, deixando o cabelo com um toque macio e sedoso. Entretanto, por ser bastante oleosa, raramente é utilizada em seu estado natural. A forma mais comum de usar o karité é na composição de cosméticos.

Cuidar dos cabelos secos exige uma rotina de constantes hidratações e nutrições. Por isso, os produtos naturais são as melhores alternativas. Além de mais baratos, não prejudicam sua saúde e o meio ambiente. Se for adquirir um cosmético, certifique-se de que a fórmula realmente é produzida com ativos naturais e livre de petrolatos. Além disso, empresas com responsabilidade ambiental, na hora de produzir, são muito mais interessantes.

Essas dicas vão ajudar a manter seu cabelo muito mais macios e hidratados. Gostou? Curta a nossa página no Facebook e compartilhe suas dúvidas e ideias com a gente.

O que é cronograma capilar e como aplicar?

O que é cronograma capilar e como aplicar?

Ter o cabelo macio e brilhante é o desejo de muitas pessoas. No entanto, cada cabelo demanda um tipo diferente de cuidado. São tantas as opções de tratamento e de produtos que é muito difícil saber exatamente o que fazer — e quais produtos levar para casa.

O cronograma capilar é um método criado para facilitar a vida das pessoas que querem fios com brilho e maciez na medida certa. Com essa base de conhecimentos, fica mais fácil saber quando hidratar e nutrir perfeitamente os cabelos.

Que tal entender como aplicar essa rotina que garante ótimos resultados? Veja mais sobre o assunto a seguir.

O que é o cronograma capilar?

O cronograma capilar é uma maneira de organizar sua rotina de cuidados com os cabelos. Dessa forma, dentro dos prazos estabelecidos nessa proposta, você faz reconstruções, nutrições e hidratações nos fios. Qualquer pessoa pode fazer, independentemente do tipo de cabelo que tiver.

É claro que o resultado tende a aparecer mais em cabelos que apresentem mais danos. No entanto, mesmo que o seu esteja em boas condições, trata-se de uma maneira de repor nutrientes e restaurar os fios das agressões do dia a dia, como a poluição, chapinha, secador de cabelo e a exposição ao cloro das piscinas.

Essa rotina é composta basicamente por sete hidratações, uma reconstrução e quatro nutrições por mês. Esses procedimentos devem ser realizados três vezes na semana, que é o intervalo ideal de lavagem. Se você tem necessidade de lavar os cabelos todos os dias, pode usar shampoo e condicionador convencional, ou então fazer cowash, que consiste em lavar os cabelos com um creme específico.

Como esse tratamento funciona?

O primeiro passo para fazer o cronograma capilar é identificar o nível dos estragos no seu cabelo. Coloque um fio dentro de um copo de água e aguarde alguns minutos. Se ele boiar, significa que seus cabelos têm baixa porosidade e absorvem pouca água e produtos. Se ficar no meio, têm porosidade normal.

Entretanto, se o cabelo afundar, a porosidade está muito elevada. Isso significa que as cutículas estão muito abertas e seus fios perdem água com facilidade, parecendo ressecados e cheios de frizz.

E o que fazer para cada tipo de cabelo?

Se o seu cabelo estiver saudável, a primeira semana será composta de duas hidratações e uma nutrição. Na segunda, você deve fazer uma hidratação, nutrição e então outra hidratação.

Na terceira semana você repete os procedimentos da primeira; e na última vai fazer uma hidratação, nutrição e reconstrução.

Se o seu cabelo for muito poroso, na primeira e na terceira semana deverá fazer uma hidratação, nutrição e reconstrução. Já na segunda semana fará nutrição, hidratação e nutrição. Então, na quarta, fará duas hidratações e uma nutrição.

Como são feitos esses processos?

A hidratação é feita com uma máscara especial para repor a água dos fios. Como resultado, os cabelos ficam mais macios, maleáveis e suaves. Procure por produtos que sejam à base de aloe vera e mel, por exemplo.

Já a nutrição é responsável por repor as gorduras dos fios. Ela deixa o cabelo sedoso, mais pesado e com brilho. Os óleos e manteigas naturais, como o óleo de coco, são ótimos para isso.

Se não quiser usar uma máscara, experimente a umectação. Basta untar o cabelo com o óleo de sua preferência e deixar agir o máximo de tempo possível. O ideal é que você durma com essa aplicação. Mas não se esqueça de enxaguar bem no outro dia, certo?

Enquanto isso, a reconstrução é um artifício que repõe as proteínas perdidas em processos químicos e nas eventuais agressões diárias. Para que a máscara reconstrutora funcione bem, precisa ter pelo menos dois componentes, como queratina, creatina, colágeno e arginina.

É importante salientar que ter um cabelo bonito não depende apenas dos cuidados externos. Beber bastante água e comer bem é fundamental para conservar a saúde dos fios. Se você já está investindo nessa parte também, o cronograma capilar pode ajudar consideravelmente.

Faça quantas vezes achar necessário e vá adaptando o processo de acordo com as suas necessidades. Não se esqueça de usar bons produtos. Uma máscara ruim, por exemplo, pode comprometer bastante o resultado do seu cronograma capilar.

Agora que já conhece os benefícios do cronograma capilar, você pode começar a fazer o seu! Assine a nossa newsletter e receba muitas outras dicas incríveis em seu e-mail.

Hidratação ou recuperação? Saiba o que seu cabelo precisa

Hidratação ou recuperação? Saiba o que seu cabelo precisa

Os cabelos apresentam diferentes necessidades, ao longo do tempo e dependendo das condições que são submetidos. Assim, entender o que seus fios precisam é essencial para deixá-los sempre fortes e nutridos.

Nesse contexto, torna-se indispensável saber reconhecer se está na hora de apostar em hidratação ou recuperação. Isso para dar às madeixas o tratamento certo e ter os melhores resultados.

Prossiga a leitura e conheça mais sobre esse instigante assunto!

Hidratação natural é excelente em todos os momentos

A aparência bonita e saudável dos cabelos está profundamente ligada ao nível de hidratação das madeixas. Inclusive, cabelos elásticos e resistentes a quebras costumam se mostrar adequadamente hidratados.

Afinal, os ativos dos hidratantes capilares deixam os cabelos mais maleáveis e flexíveis, combatem o ressecamento e preservam contra danos estruturais. Além disso, a hidratação fecha as escamas dos fios, reduzindo sensivelmente o aparecimento do frizz.

Então, fazer hidratação toda semana é investir na integridade das suas mechas, para que possam enfrentar o dia a dia sem se mostrarem opacas e sem vida. Para isso, você pode aplicar shampoo e creme de oliva com argan. Cabelos claros pedem um condicionador de camomila, que vai deixá-los hidratados e brilhantes.

Recuperação é fundamental para reverter danos

Para solucionar a dúvida entre hidratação ou recuperação, preste atenção aos sinais que seu cabelo apresenta. Cabelo quebrado, áspero e opaco aponta a urgência de investir na reparação dos fios.

Mechas sem brilho, fragilizadas e com pontas duplas são mais indícios de que a estrutura capilar está desgastada, por isso deve passar por um bom tratamento de recuperação.

Para cuidar desse problema e reverter os danos, o ideal é usar fitocosméticos naturais, livres de químicas pesadas, parabenos e sal. Nessa linha você vai encontrar o shampoo e o condicionador de coco, preparados para recuperar a saúde e devolver a beleza dos cabelos opacos e danificados.

Para a regeneração ainda mais completa, a máscara capilar restauradora com ativos vegetais está entre as melhores soluções. Feita para nutrir, conferir brilho e definição aos cabelos, leva cerca de 10 minutos para agir na recuperação da fibra capilar.

Sempre que se tratar da hidratação ou recuperação das suas madeixas, faça dos fitocosméticos naturais os seus grandes aliados. Formulados com ingredientes ricos em vitamina para cabelo, contêm também proteínas e antioxidantes — entre outros ativos essenciais à saúde e beleza das mechas.

Assine agora nossa newsletter e receba em primeira mão, direto na sua caixa de e-mails, as mais recentes novidades ligadas ao bem-estar e aos cuidados com a pele e cabelos!

4 produtos naturais para cuidados com os cabelos

4 produtos naturais para cuidados com os cabelos

Madeixas sedosas e com brilho, que não deixam dúvidas sobre estarem bem tratadas são um desejo possível de realizar. Para isso, é necessário estabelecer uma rotina de fortalecimento, prevenção e reparação de danos.

Quando feita com a utilização de produtos naturais para cuidados com os cabelos, tal prática se revela ainda mais eficiente. Pensando nisso, trouxemos 4 tratamentos indispensáveis para a saúde e beleza das suas mechas. Acompanhe a leitura e descubra quais são!

1. Shampoo de Oliva com Argan

Esse produto, que pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e fitocosméticos, atua na limpeza e hidratação dos cabelos. Seus ativos são indicados para uso diário, por promoverem a nutrição capilar e combaterem o ressecamento dos fios.

Feito à base de óleos de oliva e argan combinados com seiva de aloe e extrato de hibisco, atua na recuperação do brilho, maciez e vida das mechas. Sua ação é efetiva na reestruturação, suavização e hidratação da fibra capilar. Desse modo, atua com eficácia no controle do volume e na prevenção do frizz.

2. Máscara capilar restauradora

A máscara capilar rica em ativos naturais apresenta ingredientes emolientes e nutritivos, capazes de hidratar, nutrir e restaurar os cabelos. Em sua composição, são utilizados óleos e extratos de girassol, além de chá verde, coco, hibisco e jojoba.

Essa combinação de ativos confere alto poder de restauração capilar, agindo ainda na recuperação da vitalidade e beleza dos fios. Complementando os benefícios desse, que está entre os produtos naturais para cuidados com os cabelos, seus agentes potencializam o fortalecimento dos fios e o crescimento capilar.

3. Gel modelador capilar com Aloe, Jojoba e Hibisco

Esse gel modelador cumpre a função de propiciar a modelagem suave dos fios. Tem também ação nutritiva e condicionadora, ao mesmo tempo em que auxilia na fixação dos fios e dos cachos.

Como resultado da sua aplicação você vai poder dar a forma que quiser ao penteado, com aparência bem natural e sem indesejáveis frizz. Vale destacar que a fórmula condiciona e nutre os fios, sem provocar nenhum tipo de dano à estrutura do cabelo.

4. Condicionador de Coco

Hidratação, nutrição e regeneração dos fios são proporcionados pelo óleo de coco e manteiga de karité, ingredientes desse condicionador natural. Em sua composição estão também extratos de centella asiática, feno grego, hibisco, levedura e seiva de aloe.

Todos esses ativos têm suas propriedades e benefícios combinados, de forma a agirem na recuperação da saúde e no realce da beleza até dos cabelos mais opacos e danificados.

Os produtos naturais para cuidados com os cabelos, elencados acima, têm em comum a capacidade de dar às suas madeixas as condições ideais de equilíbrio e saúde. Livres de produtos artificiais, não contêm ingredientes de origem animal ou derivados de petróleo, nem adição de sal.

Feitos para nutrir e proporcionar a hidratação de cabelos cacheados e lisos, são fitocosméticos diferenciados, elaborados com matérias-primas de qualidade. Escolha um deles ou a linha inteira, com certeza você vai adorar seus incríveis resultados!

Conheça, agora, os Fitocosméticos Multi Vegetal e deixe-os surpreenderem você!

Low Poo: o que é e como funciona?

Low Poo: o que é e como funciona?

Quem tem cabelo cacheado ou afro, já deve ter ouvido falar das técnicas No Poo e Low Poo, mas ainda existem muitas dúvidas que serão esclarecidas aqui. As duas técnicas são métodos de lavar os cabelos utilizando menos shampoo (Low Poo) ou não o utilizando (No Poo). Esses recursos priorizam a utilização de agentes mais leves para a limpeza dos fios, para que o crescimento dos cabelos não seja prejudicado.

As substâncias mais leves são Cocoamidopropryl Betaine, o Cocoabetaine, o Cocoamphoproacetate, o Cocoamphopropinate, Lauroamphoceate, Decyl Glucoside e Lauryl Glucoside, que são sulfatos fracos e não agressivos. Fazem menos espuma e servem para que a proteção natural do couro cabeludo não seja retirada.

Componentes proibidos

Para ter um cabelo mais saudável, certas substâncias não podem ser usadas, se não de nada adiantará. Normalmente, nos rótulos dos produtos está escrito a composição dos produtos, portanto, é preciso ficar de olho. É indicado pesquisar na internet ou pessoalmente os produtos que estão livres de tais substâncias.

Sulfato

É uma substância encontrada nos shampoos, que age como detergente capilar, ou seja, ele limpa intensamente os fios, tirando não só a sujeira, como a água, a oleosidade natural do cabelo e a ação dos cremes de hidratação. Mas, pode ser usado com agentes mais fracos no Low Poo.

Parafinas e óleos minerais

São substâncias que só são retiradas com o sulfato mais forte, já que agridem os cabelos, ou seja, tornam os cabelos fracos e sem saúde. Os óleos minerais podem ser substituídos pelos vegetais, como argan, coco e azeite de oliva.

Silicones insolúveis

Os silicones atuam em cremes de hidratação e formam capa de proteção para que a hidratação aja nos fios, mas essa cobertura se acumula com o tempo e pode evitar que outros agentes hidratantes atuem sobre os fios.

Como iniciar a rotina de cuidados

Primeiramente, higienize os pentes, escovas e presilhas, para retirar as substâncias presentes neles como a parafisa, petrolatos. Depois, lave os cabelos com shampoo com sulfato e sem petrolatos (pela última vez).

O shampoo não precisa ser especial, só não pode ter: óleo mineral (mineral oil), parafina líquida (paraffinumliquidum), isoparafna(isoparafin), petrolatos (petrolatum), vaselina (vaselin), dodecano (dodeceno), isododecano (dodeceno) e alcano (alkane).

Lavagem

Depois, pode começar a usar shampoos sem sulfato para higienizar os fios, com os liberados para Low Poo.Neste caso, não substitua o shampoo Low Poo por lavagem apenas com condicionar, pois ele não é capaz de fazer uma limpeza eficiente.

Quando falamos sobre cabelo, vem o receio de arriscar, mas com esses procedimentos de Low Poo e No Poo, é assim mesmo. Se deseja utilizar a técnica, basta testar os diversos produtos disponíveis para ver com qual o seu cabelo se adapta melhor.

Esse post te ajudou? Então siga nossa página no Facebook para receber as atualizações das mais diferentes dicas que damos sobre os cuidados com as madeixas!

Passo a passo da reconstrução de cabelo com produtos naturais

Passo a passo da reconstrução de cabelo com produtos naturais

Para ter os seus cabelos bonitos, é necessário ter uma alimentação saudável rica em vitaminas e minerais e se hidratar bastante. Porém, para um resultado mais eficaz, as vezes é preciso fazer um tratamento diretamente nos fios.

A hidratação ou reconstrução é indicada para quem tem cabelos elásticos, quebradiços, danificados e sem vida. O procedimento renova as camadas internas, cria uma espécie de selagem nos fios, protege dos danos externos e dá brilho, força e resistência.Pode ser feito em todos os tipos de cabelo, principalmente nos quimicamente tratados. Confira o passo a passo da reconstrução de cabelo com produtos naturais.

Como fazer?

É recomendado fazer uma hidratação bem-feita de 15 em 15 ou a cada 30 dias, dependendo da situação do seu cabelo. Os produtos usados têm queratina, proteínas, aminoácidos, silicones e agentes reconstrutores, fazendo com que as cutículas sejam fechadas, deixando os cabelos alinhados, brilhantes e sedosos.

Fazendo a reconstrução de cabelo em casa

Shampoo antirresíduo caseiro

Você vai precisar de:

  • 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
  • 2 xícaras de chá de água em temperatura morna

Como fazer:

Misture os ingredientes até ficar pastoso, então lave os fios e aplique a mistura. Deixe agir por 5 minutos e depois enxague os fios. Repita o processo de 15 em 15 dias.

Reconstrução de cabelo com vinagre de maçã

Você vai precisar de:

Como fazer:

Primeiro lave os cabelos com o shampoo reconstrutor duas vezes, depois enxague e encha um copo pela metade com água, completando o restante com o vinagre de maçã.

Aplique no cabelo e deixe agir por 5 minutos. Depois enxague e aplique a máscara reconstrutora, deixando agir por 10 minutos. Após enxaguar novamente, passe condicionador, lave e deixe secar naturalmente.

Reconstrução capilar com óleo de semente de uva

Você vai precisar de:

  • shampoo Fortalecedor Estimulante Multi Vegetal — ação antirresíduo (pode ser o caseiro)
  • queratina em creme
  • óleo de semente de uva
  • Creme Capilar de Oliva Multi Vegetal

Como fazer:

Lave os cabelos com o shampoo antirresíduo, depois enxague e seque com a toalha, apenas para tirar o excesso de umidade. Aplique o óleo de semente de uva sem enxaguar.

Em seguida, separe os cabelos em mechas e aplique a queratina, para garantir mais efetividade nos resultados. Você pode colocar uma touca para potencializar o procedimento, por 40 minutos, enquanto espera fazer efeito. Para então, enxaguar. Depois, aplique o leave in de sua escolha e deixe os cabelos secarem.

Repita esse processo somente uma vez por mês, pois se os fios recebem muita quantidade de queratina e podem ficar quebradiços.

Não deixe de cuidar dos seus fios para que eles fiquem com bastante vida, brilho, e não quebrem, ou fiquem elásticos. Vale a pena se alimentar de forma saudável e também potencializar utilizando produtos com a função de reconstrução de cabelo.

Para mais dicas sobre como cuidar de suas madeixas, acompanhe a gente no Facebook!

Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.