Descubra como evitar manchas de pele

Descubra como evitar manchas de pele

As manchas são problemas que afetam homens e mulheres de todas as idades. É claro que algumas tonalidades e tipos de pele são geneticamente mais suscetíveis às manchas em comparação com outras. Mas qualquer pessoa pode ter problemas de pigmentação. Por isso, é importante que você tome cuidado.

A busca por uma tonalidade mais uniforme leva muitas pessoas diariamente a recorrerem a tratamentos caríssimos em consultórios dermatológicos. Entretanto, a prevenção é sempre a melhor solução. Por isso, selecionamos aqui algumas dicas que vão ajudar você a evitar manchas na pele. É só continuar lendo o texto para garantir uma pele lisinha e livre das manchas. Confira!

Tome cuidado com o sol para evitar manchas na pele

Independentemente do seu tipo de pele, a exposição aos raios solares é o principal motivo para o aparecimento de manchas escuras na pele. Além deles, a luz das lâmpadas brancas artificiais e até mesmo dos computadores são grandes responsáveis pelos distúrbios de pigmentação.

Por isso, a melhor forma de evitar as agressões causadas pelos feixes luminosos é utilizar o protetor solar todos os dias. Tanto no verão quanto no inverno.

O fator de proteção vai depender do grau de sensibilidade da sua pele. Pessoas ruivas ou com tendência a melasmas devem usar sempre os produtos com FPS acima de 50. Já as demais podem investir em protetores com FPS 30 para uso diário e passar o maior FPS apenas quando houver exposição ao sol por mais tempo.

Evite espremer espinhas

Quem tem pele com acne sabe que é tentador espremer aquelas pontinhas brancas sempre que aparecem. Mas fazer isso é um péssimo hábito! Em primeiro lugar, se você não espremer direito e de maneira higiênica, a probabilidade de ocorrerem inflamações e infecções é bem maior. Além de agravar o quadro, ainda pode ser bem prejudicial à sua saúde.

Em segundo lugar, quando você resolve espremer a acne em casa, certamente vai marcar a pele além do necessário. E isso pode causar manchas difíceis de serem removidas.

Assim, para evitar manchas na pele provenientes da acne, procure um profissional especializado, aposte em produtos específicos para isso. Beba bastante água e evite espremer as espinhas em casa.

Tenha cuidado com produtos que podem causar queimaduras

Alguns produtos cosméticos e até mesmo alimentos podem causar manchas e queimaduras quando entram em contato com os raios solares. Por essa razão, evite usar ácidos e outros tratamentos mais abrasivos no verão. Lembre-se sempre de consultar a bula dos cosméticos para ver se eles podem ser usados durante o dia e não deixe de consultar o seu médico.

Além disso, evite lidar com frutas ácidas no sol, especialmente o limão. Esse último contém um caldo que provoca queimaduras intensas e manchas muito difíceis de remover quando entram em contato com os raios solares.

A principal forma de evitar manchas de pele é se proteger do sol. Depois disso, é importante hidratar, beber bastante água e usar produtos calmantes após os procedimentos mais agressivos, como a depilação. Evite ainda espremer espinhas e usar ácidos ou produtos que possam causar queimaduras e manchas quando entram em contato com os raios solares.

Abuse dos bonés, chapéus e roupas com proteção UV além dos protetores solares e visite seu dermatologista com regularidade. Com tudo isso, você será capaz de evitar manchas de pele de verdade!

Agora que você já sabe como se proteger das manchas, compartilhe esse post nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a conquistarem uma pele melhor.

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.