Cabelo oleoso: como tratar?

Cabelo oleoso: como tratar?

A oleosidade excessiva nos cabelos é um problema realmente muito incômodo. E muitas são as causas para isso: hábitos ruins do dia a dia, produtos e tratamentos inadequados, má alimentação, mudanças do clima e simplesmente o seu tipo de cabelo.

Quem tem o cabelo naturalmente oleoso precisa tomar alguns cuidados para que aquele aspecto de “eternamente sujo” ou “sempre molhado” não se destaque. Mas quais seriam os importantes segredos para tratar um cabelo oleoso? Separamos aqui algumas dicas que podem transformar os seus fios e deixá-los mais bonitos e saudáveis. Confira!

Não lave o cabelo oleoso com água quente

Um banho quente pode ser mesmo uma delícia, sobretudo nos dias mais frios. Mas a verdade é que cabelo oleoso e água quente não combinam muito bem. A temperatura elevada da água deixa os fios mais sensíveis e desregula a camada de óleo natural dos cabelos, elevando a oleosidade em excesso.

Opte pela água levemente morna e, se possível, finalize o banho com a água fria. Ela ajudará as cutículas abertas pela água morna a serem mais bem alinhadas.

Evite usar shampoo antirresíduo em excesso

Quem tem os fios e a raiz oleosa não pode abusar do shampoo antirresíduo. Ele costuma ser uma solução boa, mas deve ter o seu uso controlado. Isso porque a limpeza profunda, realizada com grande frequência, pode remover os nutrientes que são essenciais para a saúde do couro cabeludo.

É como se o seu cabelo fosse “entender” que, após essa limpeza, precisa produzir mais oleosidade para suprir a necessidade. Por isso, deixe para usar esse tipo de shampoo quando realmente for necessário, e não diariamente.

Lave os cabelos com produtos específicos

O cabelo oleoso requer produtos específicos para a lavagem. Se você usar shampoo e condicionador para cabelos normais ou secos, por exemplo, a oleosidade do cabelo poderá ser acentuada.

Se a sua raiz for oleosa, mas o comprimento não, o mais indicado é utilizar os produtos para cabelos mistos. Se o cabelo como um todo for oleoso, escolha uma linha completa para cabelos oleosos.

Você pode sim lavar os cabelos diariamente

Quem vê necessidade em lavar os cabelos todos os dias pode assumir essa iniciativa sem medo. Desde que use os produtos adequados para a higienização dos cabelos. É óbvio, evitando os cosméticos de limpeza profunda todos os dias e a água quente. A lavagem, dessa forma, deixará os fios mais soltos e com melhor aspecto.

Tenha o shampoo seco como uma alternativa

Nem sempre há tempo de lavar os cabelos para deixá-los bonitos. A correria do dia a dia pede soluções para o cabelo oleoso, e a melhor delas é usar eventualmente o shampoo seco. O ideal é deixar o produto na bolsa, caso algum imprevisto ou necessidade repentina apareça.

Lembre-se que o uso do shampoo seco também deve ser moderado. Assim como o shampoo antirresíduos, o uso em excesso pode gerar o chamado “efeito rebote”, deixando os cabelos ainda mais oleosos.

Viu que não tem nenhum mistério? Basta seguir essas dicas de tratamento para seu cabelo oleoso e observar os resultados, que certamente serão positivos!

Se você gostou dessas recomendações, também gostará de conhecer 4 produtos naturais para cuidados com os cabelos.

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.