5 possíveis causas da queda de cabelo e como tratar

5 possíveis causas da queda de cabelo e como tratar

Dermatologistas afirmam que é normal perder cerca de 100 fios de cabelo por dia. Porém, em alguns casos, a queda de cabelo pode se configurar como um verdadeiro problema. Mas será que você sabe por quê?

Listamos as principais possíveis causas da queda de cabelo nesse post e trouxemos também algumas dicas sobre como tratá-las. Continue a leitura e fique por dentro!

1. Ausência ou excesso de vitaminas é uma das possíveis causas da queda de cabelo

A ausência ou excesso de algumas vitaminas no organismo pode causar queda de cabelo. Se o assunto for excesso, estamos falando das vitaminas A e/ou as vitaminas do complexo B. Pessoas que tomam algum tipo de suplemento podem apresentar um quadro excessivo de vitaminas, o que leva ao problema.

A falta de vitaminas do complexo B ou de vitamina D no organismo também podem levar à queda de cabelo. Para resolver os problemas, seja de falta ou excesso, procure um nutricionista e só tome suplementos com orientação médica. Regular a alimentação é a chave!

2. Picos de estresse são as causas mais comuns

O estresse também pode estar entre uma das principais causas da queda de cabelo. Estamos falando tanto do estresse físico quanto do estresse mental. Isso acontece porque o choque do estresse, especialmente quando recorrente, pode levar o ciclo do cabelo a uma troca, gerando a queda.

Para reduzir a carga de estresse em sua rotina, busque atividades de lazer e relaxamento. Isso é indicado não somente para melhorar a queda de cabelo, mas também para aumentar a sua qualidade de vida e evitar outros tipos de contratempos decorrentes do estresse.

3. Alterações hormonais também causam queda de cabelo

As alterações hormonais que acontecem no período de gestação (e também após o parto) podem causar queda de cabelo. O aumento da progesterona, por exemplo, pode deixar o cabelo mais fraco e quebradiço, levando a queda.

Nesse caso, não há tanto o que fazer. É preciso deixar o processo natural passar e buscar aliviar os estresses causados pelas alterações dos hormônios. Caso o seu problema hormonal não seja durante a gravidez e a queda esteja muito intensa, vale procurar um dermatologista e também um ginecologista.

4. Uso de remédios como antidepressivos

Algumas medicações têm a queda de cabelos como efeito colateral. Os antidepressivos ou anticoagulantes, por exemplo, podem causar a queda logo no início do tratamento ou quando o tratamento se prolonga por muito tempo.

Informe ao seu médico e verifique se existe a possibilidade de trocar de medicamento.

5. Anemia é uma das causas mais populares

É bastante comum lembrar de casos de anemia quando alguém se queixa de situações de queda de cabelo. Quem tem anemia apresenta os fios dos cabelos mais fracos, devido à falta de sangue, nutrientes e oxigênio. Suplementos de ferro podem ajudar a solucionar esse problema.

Ainda que você tenha identificado o seu problema nas dicas desse post, o procedimento ideal é ir ao médico para que ele diagnostique as causas da queda de cabelo no seu caso. Assim, receberá o tratamento mais adequado!

O que achou das dicas desse post? Para receber outros conteúdos importantes como esse, diretamente no seu e-mail, basta assinar a nossa newsletter.

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.