4 benefícios do mel para a saúde e beleza

4 benefícios do mel para a saúde e beleza

Todo mundo sabe que o mel é um alimento delicioso e super saudável. Além disso, existem diversos produtos de beleza que contêm o mel da sua composição. O que nem todo mundo sabe é que esse fluido açucarado proveniente das abelhas pode trazer muitos benefícios para o cabelo, unhas e pele se aplicado diretamente como cosmético.

Além de se mostrar uma excelente fonte de energia, o mel pode ser o que estava faltando na sua rotina de cuidados diários. Quer saber mais? Continue lendo o texto e conheça pelo menos 4 benefícios do mel para a sua saúde e beleza.

1. Limpa a pele

A mistura de mel e açúcar é bastante famosa para realizar esfoliações caseiras. No entanto, já que o mel tem ácido glucônico, que auxilia na remoção das células mortas e renovação da pele, usar a substância sozinha será ótimo para desobstruir os poros e combater a acne.

Além disso, por ter ação antibacteriana, melhora o aspecto da pele acneica, promove uma limpeza profunda e ainda auxilia no clareamento das cicatrizes provenientes das inflamações. Nesse caso, opte pelo mel puro e orgânico.

2. Combate ao envelhecimento

Entre os incríveis benefícios do mel está sua ação antioxidante, tanto a partir de sua ingestão quanto para o uso cosmético. Por ser rico em ácidos fenólicos, o mel possibilita a redução dos radicais livres que aceleram o envelhecimento.

Além disso, como exibe a capacidade de absorver e preservar a umidade da pele, ele a mantém hidratada e iluminada por muito mais tempo. Isso ajuda a prevenir o aparecimento de linhas finas.

3. Hidratação dos cabelos

Se os seus cabelos andam ressecados e sem brilho, o uso do mel pode ajudar bastante. Em um pote, coloque 2 gemas de ovos e aproximadamente 4 colheres de sopa de mel. Misture tudo e aplique nos cabelos de maneira homogênea, até a metade do comprimento. Deixe agir por 30 minutos e lave os fios, em seguida, com seus produtos habituais.

Se os cabelos forem oleosos, substitua os ovos pelo suco extraído de dois limões. Aplique a mistura no couro cabeludo com movimentos suaves, tomando o cuidado de levar o produto até as pontas dos fios. Deixe agir por 30 minutos e lave com água fria. Vale lembrar que, ao trabalhar com limão, é importante evitar a exposição solar: em contato com o sol, o limão causa queimaduras.

4. Hidratação da pele, do rosto e do corpo

O mel é rico em vitaminas A, C, D e E. Dessa forma, é considerado um dos alimentos mais ricos da natureza. Seus benefícios podem ser percebidos de dentro para fora por meio de funções digestivas reguladas; combate a agentes oxidantes, que resultam em uma pele e cabelos mais bonitos; entre outros benefícios maravilhosos.

Mas não é só isso, o mel também é ótimo para incrementar a hidratação da pele do rosto e do corpo, devido à ação higroscópica da frutose. Isso quer dizer que ele capta a água do ambiente e se mantém preso a ela, de forma a evitar a desidratação.

Como vimos, são inúmeros os benefícios do mel para a saúde e beleza! Uma pele jovem, luminosa, hidratada e sem manchas é apenas um deles. Além de ser usado na composição de diversos cosméticos, se trata de um alimento bastante completo e um ótimo substituto para os açúcares refinados.

Gostou das dicas? Siga a Multi Vegetal no Instagram para garantir muitas outras dicas incríveis.

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.